Não consegue sentir Deus? Essa mensagem é para você.

Derek Kempa
11 min readJul 19, 2018

É muito comum dentro da igreja frases como : “Eu senti a presença de Deus” ou ”Deus falou comigo”. Isso é quase um clichê. Toda vez que alguém se sente bem, diz que sentiu a presença de Deus; toda vez que alguma “voz na consciência”, que parece ser confiável, soa, sem dúvidas é a voz de Deus. Mas, será que isso tem apoio bíblico? Não estou negando a existência de experiências que obviamente só podem vir de Deus — como por exemplo, um livramento. Isso é bíblico. Mas será que aquela sensação boa — arrepio ou sentimento — que podemos ter é Deus falando? Será que aquela voz lá no fundo da consciência é o Espírito Santo?

O que a nossa ÚNICA regra de fé e prática diz sobre isso?

O precedente bíblico.

Se Deus quisesse se relacionar conosco através de revelações extra-bíblicas constantes, isso seria estaria bem claro na bíblia. Porém, esse não é o caso. A bíblia apoia a meditação em suas palavra e não a busca por experiências subjetivas extra-bíblicas — como ouvir uma voz. Veja o que Davi fala sobre isso:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:1,2

O prazer pela Palavra de Deus é uma bem aventurança. No livro de Josué, vemos algo parecido:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. Josué 1:8

Por que devemos fazer isso? Por que a bíblia é originada em Deus, e as suas palavras são, na verdade, Palavras do próprio Deus:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

A partir dos textos citados podemos concluir que 1) A bíblia é a Palavra de Deus (inspirada por Ele) e 2) É necessário meditar nas palavras da Bíblia.

Qual base bíblica pode ser dada para “ouvir a voz de Deus"? Algumas pessoas podem usar um texto de João como prova de que podemos ouvir a voz de Deus na consciência:

João 10: 27. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem

A análise do texto é facilitada por que o contexto imediato dá o significado de “ouvem a minha voz". Jesus estava debatendo com os judeus e disse:

João 10: 25. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. 26. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. 27. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

O significa, portanto, de “ouvem minha voz" não é uma voz na consciência, mas sim a resposta ao chamado do evangelho. As ovelhas de Jesus ouvem a voz de Jesus — declaração do evangelho- e o seguem; os bodes ouvem a mensagem e não o seguem.

Além do texto de João, não vejo qualquer outro texto bíblico em que “ouvir a voz de Deus” pode ser baseado inequivocamente.*

E a voz no fundo da consciência?

Se a afirmação de que Deus fala, na maioria da vezes, através de revelações extra-bíblicas nas nossas cabeças é falsa, então o que é aquela voz na consciência que me condena — como um sino que apita quando piso na bola? Não é o Espírito Santo? A resposta é não. Mas Deus tem alguma relação com essa “Voz na consciência” ? A resposta para isso é sim. Parece confuso, eu sei. Vamos começar lendo o texto abaixo:

E, quando ele [Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

Basicamente, o que Jesus está querendo dizer aqui é que o Espírito Santo é quem realmente converte o coração das pessoas. Como o homem é depravado (Rm 3:10–18; Ef 2:1–10) — ou seja não consegue chegar ao Deus verdadeiro através da própria mente, pois ela está inclinada ao pecado e não a Deus — é necessário que o Espírito Santo abra os olhos espirituais, para que a pessoas possa ver que ela realmente é pecadora e merece condenação eterna. E o que isso tem a ver com o tema? Antes de explicar a relação, vamos a um outro texto:

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

O apóstolo Paulo afirma aqui uma verdade muito importante. Quando somos de Cristo, somos novas criaturas. E o que isso significa? Isso quer dizer que, antes éramos servos do pecado, “fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” mas agora “somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras” (Ef 2:10). Ou seja, quem está em Cristo tem a sua vontade e pensamentos mudados. Agora não pensamos mais nas coisas carnais, mas sim nas Espirituais.

A voz na consciência não é o Espírito Santo, mas sim — como o próprio nome já diz — a nossa consciência. Mas por que essa voz fala tanto e aponta os erros que cometemos? Simples. Lembra que somos nova criatura e a nossa vontade mudou? Se a nossa vontade mudou, a nossa consciência está mais “sensibilizada” contra o pecado. Na verdade, todo crente tem a lei de Deus em seu coração:

Jeremias 31: 31. Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. 33. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados

Assim, quando “ouvimos” algo falar conosco, não é o próprio Deus numa revelação extra bíblica, mas sim a nossa consciência que foi transformada pelo Espírito Santo e tem sua lei escrita nela. Isso não tira a glória de Deus, pois foi Deus que fez a obra em nossos corações.

Além dessa “voz na consciência"- culpa dos pecados- , os cristãos , normalmente, se referem a outra suposta “voz de Deus" na consciência. Nesse segundo tipo de voz, Deus supostamente fala à consciência da pessoa o que ela deve fazer. Por exemplo, Deus fala qual é a decisão correta a ser feita, qual mensagem um pastor deve trazer à congragação, etc… As vezes de tanto que as pessoas, supostamente, ouvem essa voz, parece que Deus fala mais com ela do que com o próprio Jesus! Mas, cuidado, veja o que diz o profeta Jeremias:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9

Por causa dessas razões ( o texto citado e a falta de embasamento bíblico) sempre temos que ter cuidado quando alguém diz: “Deus falou comigo” ou “Deus mandou dizer…”. As nossas emoções são contraditórias. Como vimos acima, a única segura Palavra de Deus é a bíblia, não as nossas consciências e mentes. Além disso, falar em nome de Deus, sem que Ele tenha o feito, é blasfêmia, um grande pecado. Aplique isso a você. Você gostaria que alguém falasse algo em seu nome, sem você nunca ter dito aquilo? Obviamente que não. Do mesmo modo com Deus. Não atribua palavras a Deus, que você não tem certeza que vieram d’Ele, ou seja, só atribua à Deus o que Ele diz na bíblia.

Presença de Deus?

Agora que já falamos da famosa “voz da consciência”, vamos para outro tema importante. Muitas pessoas, ao se emocionarem por uma música ou por algum momento especial, atribuem aquela experiência como se tivessem sentido a Deus. Mas, será isso mesmo? Será que elas realmente sentiram a Deus, ou foi só um sentimento? Acho importante primeiro definirmos, o que é sentir a Deus. Normalmente, “sentir a Deus” é sinônimo a sentir uma experiência boa. Agora vamos a bíblia.

E, [Jesus] posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. Lucas 22:44

Jesus foi o homem mais próximo de Deus que já existiu. Nessa situação, antes de Sua crucificação, Ele suou sangue. Segundo a medicina, para alguém suar sangue, é necessário uma carga de Stress gigantesca. Jesus, portanto, estava sob um grande Stress emocional — pois, Ele iria carregar os pecados da humanidade. Agora, pense: se a presença de Deus é um sentimento, quer dizer que Deus não estava nesse momento ao lado de Jesus? Jesus pecou ao não querer sentir “a presença de Deus” naquele momento? Não. Vemos o mesmo caso de Jesus, na vida do Apóstolo Paulo:

Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;
Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. 2 Coríntios 6:4–10

Será que a presença de Deus não estava na vida de Paulo nos momentos de tribulação? Obviamente que não. Paulo, como também todo cristão tem algo que vai além de todo sentimento bom ou ruim: a fé.

Um outro ponto muito interessante a ser analisado é em quais momentos a suposta presença de Deus se manifesta num culto ou reunião. Levando em conta a verdade bíblica de que a bíblia é a Palavra de Deus, nada seria mais natural do que a presença de Deus se manisfestar na hora da exposição da palavra, não é mesmo? Porém, na maioria dos casos o que vemos é uma suposta manisfetação de Deus no louvor, durante a música. Por que? Pessoalmente, tenho uma resposta: a música é um forte meio para mudança de emoções. Essas mudanças de emoções seriam “a presença de Deus". Isso fica mais claro se analisarmos as músicas que são normalmente cantadas nas igrejas. Perceba que todas — ou a maioria- tem um ritmo parecido, fortes efeitos em todas as instrumentos (principalmente reverb) e refrões repetitivos. Algumas religiões de matriz africana usam somente uma bateria com ritmos repetitivos para induzir estados alterados de consciência. Agora imagine o impacto de um auditório — ou salão- cheios de pessoas, ouvindo músicas repetitivas com uma forte atmosfera psicológica.

De onde vem os sentimentos bons?

Leia as breves palavras a seguir, cuidadosamente:

o justo viverá pela fé. Romanos 1:17

Paulo aqui não diz que vivemos por sentimentos ou por vozes na nossa cabeça. A presença de Deus não é igual a um sentimento — lembra que o coração do homem é enganoso? O justo de Deus não vive por sentimentos. O homem de Deus vive pela fé, que “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1). Eu não preciso de sentimento para saber que Deus está aqui. A bíblia afirma nisso e eu tenho fé nessa verdade. Isso é suficiente. Não vou dizer que por que não tenho sentimentos, Deus não está aqui. Independentemente deles, Ele está aqui. A seguinte analogia, embora não seja perfeita, vai lhe ajudar a entender o que estou dizendo: Pense que você está na fila do banco e tem pessoas na sua frente e atrás de você. Elas não estão conversando. Como você tem certeza de que elas estão ali¿ Por que você as vê. Você não precisa senti-las para saber que elas estão ali. Do mesmo modo com Deus. Você sabe que Ele está com você, por que seus olhos espirituais foram abertos pelo Espírito Santo e você tem vê Deus através da . A fé te guia. A fé é a certeza. Não os sentimentos. Quando Jesus estava na terra, Ele nunca mencionou sentir Deus. Nem o Apóstolo Paulo. Ele sabia da presença de Deus, por que ele tinha . Só isso. Ele passava pelas dificuldades, mas as vencia por meio da fé, e tão somente da fé. Os sentimentos vão e vêm, mas o que fica é a fé.

Agora, você pode se perguntar: por que me emociono?

Simples: humanos são seres sentimentais. Não nos emocionamos necessariamente por que aquele sentimento vem diretamente de Deus. Um exemplo vai clarear o pensamento. Eu sei que Deus me ama. Por que? Pelo fato de que embora seja pecador, por meio de sua graça e misericórdia posso ser chamado filho de Deus (Jo 1). Esse sentimento vem de Deus? Não. Ele vem da minha mente ao reconhecer o ato de amor de Deus, ao enviar Jesus Cristo para nos salvar (Jo 3:16). Simplesmente isso. Do mesmo modo, os sentimentos que temos ao ouvir uma música são baseados na nossa perplexidade ao ver o amor de Deus por nós, que não merecemos. Mas, não se engane. Em muitos lugares, falsas emoções são criadas, por meio de músicas apelativas, trilha sonora, tom de voz do pregador, ambiente misterioso, e isso não vem de Deus, mas sim de uma atmosfera artificial criada pelo homem. Não é uma luz apagada na hora do louvor que chama a presença de Deus. A presença de Deus, está em todos, Ele é onipotente. Tome cuidado com igrejas que manipulam sentimentos através de técnicas psicológicas — que muitas vezes não são usadas conscientemente — e atribuem isso a Deus.

Onde posso ouvir Deus?

Eu disse que “a fé te guia”. Apesar disso ser verdade, ainda não é a verdade absoluta. De fato, a fé te guia, mas não sozinha. A fé que deve te guiar é a fé baseada nas Escrituras. Deus fala através dela, pois ela é a Palavra de Deus. Tudo que está lá, veio diretamente de Deus. Disso não há dúvidas. Nossas decisões não devem ser tomadas com base em vozes de nossa mente e em sentimentos subjetivos, mas sim na objetiva e infalível Palavra de Deus.[2] Devemos estudá-la e aplicar seus princípios em nossa vida. Amém.

“Se você quer ouvir Deus falar, leia a Bíblia. Se você quiser ouvi-Lo falar audivelmente, leia em voz alta” Justin Peters

[1] Estou me referindo a emoções.

[2] Por exemplo, não vou evangelizar por que sinto que preciso fazer isso. Eu evangelizo por que Jesus mandou, apesar do sentimento bom ou ruim que isso possa trazer.

*A maior parte da argumentação aqui não se aplica às pessoas que tem o dom de profecia. Mas, partindo do princípio bíblico que nem todos tem esse dom, o argumento do texto não é atingido.

Outros textos para reflexão:

--

--

Derek Kempa

Não sou nada mais que um pecador, buscando ter comunhão com o Deus vivo. Oh! Quanta misericórdia e graça de Deus!