FÉ VS FIDELIDADE — INTRODUÇÃO

Derek Kempa
4 min readOct 28, 2022

--

[Essa é uma tradução da introdução do livreto “faith vs faithfulness” do ministério de teologia batista reformada Theocast. O restante dos capítulos será publicado ao longo do tempo, ver sumário aqui]

INTRODUÇÃO

Muitos cristãos avaliam suas vidas e se fazem a mesma pergunta: estou fazendo o suficiente? Eu demonstro o suficiente de disciplina, o suficiente de dedicação, o suficiente de esforço? Será que orar e ler a minha bíblia mais iria me ajudar a vencer… remover… fazer… Você pode sentir que colocou tanto esforço em melhorar sua vida cristã sem nenhum fruto aparente. Os pecados que pareciam fácil de vencer para você, ainda estão arruinando a sua vida.

A solução comum para duvidar, temer ou apostatar é tentar mais, ser mais disciplinado, ou achar um parceiro para relatar seus problemas. Depois de um tempo, muitos irão simplesmente fingir segurança e alegria. Nós fingimos que nos sentimos entusiasmados com nossa caminhada com Deus e nunca nos perguntamos se ele está satisfeito conosco. Aqueles à nossa volta que são fiéis em ler suas bíblias, devocionais, e ter orações matinais parecem ter suas vidas em perfeita harmonia. Você nunca os ouve reclamar ou lutar na vida. Se isso funciona para eles, por que não funciona para mim? Muitos sentem que não fazem o suficiente se comparados com aqueles que deram muito pelo trabalho da Igreja, para o pobre ou para missões. Sermões não trazem refrigério, mas servem como lembretes que você caiu, ou como você está para trás perto dos outros. Semana após semana, a lista fica cada vez mais impossível de ser cumprida. Você provavelmente até já duvidou da sua salvação algumas vezes. Pensamentos invadem sua mente, “Como posso ser um verdadeiro cristão se eu luto com o mesmo pecado há tanto tempo? Eu não tenho a mesma disposição que outros cristãos. Eu não desejo ler minha bíblia uma hora por dia. Eu sou um cristão real?”

Você não está sozinho e não está maluco! Muitos cristãos hoje vivem o mesmo tipo esteira em busca de performance, correndo cada vez mais rápido e não chegando a lugar nenhum. Tentar mais e fazer mais não produziram segurança ou vitória sobre o pecado. Você está exausto. Você se sente vazio e falso. Você sente culpa só por querer voltar atrás, desistir e para de tentar.

A base do cristianismo é a fé. E a fundação da fé cristã, vamos argumentar nesse pequeno livreto, é o descanso. É claro que essa verdade importante aparece em segundo lugar nas ênfases das mensagens de hoje (quando aparece em algum lugar). “O Descanso vem quando Cristo voltar”, essa lógica afirma. “A celebração de vitória deve ser no final da corrida e não no início”. O peregrino cansado é exortado a cantar, “Em frente soldados cristãos! Marchem como numa batalha!” E pelo o que estamos lutando? Por segurança, aceitação e as bênçãos de Deus. Elas são garantidas se nós cumprirmos nossas obrigações cristãs fielmente. Mas, qual nível de fidelidade a bíblia exige? Quantos erros até que sua segurança, aceitação ou bênçãos sejam colocadas em xeque? Contam-nos que o relacionamento saudável com Deus é como um estilo de vida saudável. Se você parar de se alimentar bem e malhar, seu corpo vai responder negativamente.

Muitos evangélicos vão honestamente afirmar que nós somos salvos somente pela graça através da fé somente. Mas, depois da salvação, há muito trabalho a ser feito para se provar que você realmente é salvo e para receber as bênçãos de Deus. Essa ideia chega para nós de diversas maneiras — sermões com cinco pontos em como vencer esse problema, livros com três insights para vencer aquele pecado, e conferências promovendo quatro estratégias para melhorar seja lá o que for… você entendeu a ideia. A prioridade da mensagem cristã moderna é concentrada no sucesso da vida cristã. E a chave para isso? Sua fidelidade à um código de conduta novo. E quando esse código não funcionar, há outras opções disponíveis para aquela promessa de melhores frutos. Muitos clamam por descanso, mas ainda não o encontraram. O que atrapalha esse fim é a sua performance. Parece que nunca é o suficiente. Quando Deus vai olhar para mim e dizer de uma vez por todas: “Muito bem!”? Essa é a eterna roda de hamster cristã. Quanto mais tentamos, mais exaustos nos sentimos e mesmo não há nenhum progresso.

Nos últimos anos, o Theocast tenta mostrar que essa ênfase na nossa fidelidade um movimento chamado pietismo. Estamos nos esforçando a mostrar isso em contraste com o confessionalismo. Esses dois nomes estão constantemente sendo citados no ministério do Theocast. Através dos anos, lutando para clarificar e definir nossa perspectiva, achamos que usar esses termos é útil. O significado dessas expressões (como nós as usamos) não são misteriosas para aqueles que conhecem nosso ministério. Mesmo que nunca tenha usado a palavra, boa parte das pessoas sabe exatamente o que queremos dizer quando falamos“pietismo”. Para muitos, é como se estivessem colocando palavras para pensamentos que tem há bastante tempo.

Nosso objetivo aqui não é dar uma explicação total [abrangente] desses dois termos, mas oferecer uma classificação simples para começar a sua jornada de descanso em Cristo. Nossa oração é que você possa identificar como o pietismo entrou no cristianismo e se voltar para a confiança no poder que há no evangelho.

--

--

Derek Kempa

Não sou nada mais que um pecador, buscando ter comunhão com o Deus vivo. Oh! Quanta misericórdia e graça de Deus!